Segunda-feira, 5 de Fevereiro de 2007

"Como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros" (Jo 13, 14)

 
                Se perguntarmos na rua “é melhor amar ou não amar?”, provavelmente as respostas não variam muito: “é melhor amar”, “amar é bom”, “amar faz-nos bem”. Mas se a seguir perguntarmos “e o que é o amor?”, teremos quase tantas respostas diferentes quantas pessoas…
                Parece que nunca como hoje o amor foi tão enaltecido, falado, sublinhado, desejado, cantado, apresentado como a melhor coisa. Mas, provavelmente nunca como hoje, o ser humano se viu tão confuso e baralhado na hora de dizer o que é o amor.
 
                Nós sabemos! Não somos melhores que ninguém. Mas sabemos. O Senhor disse-nos o que é o verdadeiro amor. Disse e mostrou. Amou-nos. Ama-nos.
                Nós também dizemos que o amor é importante, o mais importante. Dizemos mais: com Jesus sabemos que o amor entre nós será o sinal de que somos cristãos. Mas qual amor? Sermos boas pessoas, bem comportadas? Sermos amigos dos nossos amigos? Termos interesse e simpatia por quem sofre e precisa de nós? Tudo isso pode ser importante, mas Jesus o que diz é muito mais: é como Ele nos ama que somos chamados a amar-nos uns aos outros.
                Então a primeira coisa a fazer é calarmo-nos diante do seu amor por nós, contemplar esse amor, em silêncio de adoração. Como é possível um amor assim? Só dom, só oferta, só entrega de vida até dar a própria vida. Silêncio…
 
                Deus é amor. Isso vêmo-lo em Jesus. Ele não só nos tem o amor supremo, Ele é o Amor. E é com Ele que nós vamos percebendo cada vez mais como é o amor autêntico, verdadeiro. Não o amor das novelas, não o amor mesquinho, não o amor que espera retribuição.
                Dizem-nos Amar é dar e receber. Fica bem nos postais, mas é mentira. Amar é dar, amar é dar-se. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos que ama, disse e fez Jesus. E este mandamento que nos deixa – Como Eu vos amei…amai-vos – aparece na altura em que Jesus já sabe que a sua morte estava para acontecer, aquela morte sofrida, mas ao mesmo tempo livre. Uma morte por amor, em amor, que o amor resgata, saindo vencedor para oferecer gratuitamente vida.
 
                Como é o nosso amor? Um amor pequenino, calculista – dou para que me dês. Sempre misturado com grandes doses de egoísmo, à espera do aplauso, do reconhecimento e da retribuição. Mas esse não é o verdadeiro amor, o amor digno desse nome. Só Jesus tem esse amor puro e autêntico. E nós que queremos ser seus discípulos não podemos deixar de obedecer a este mandamento, porque sabemos que assim seremos felizes.
                O que fazer? Vamos aprender de Jesus? Mas o que Ele nos disse não foi para nos aproximarmos aos poucos do seu amor, da sua forma de amar… Disse para nos amarmos como Ele nos amou. Ai de nós! Como poderemos alguma vez amar assim, na medida da cruz, deixando-nos matar, se preciso for, por aqueles a quem somos chamados a amar? Será que Jesus brinca connosco? Será que é uma forma de dizer? Será apenas poesia? NÃO! É verdade, é possível amar assim…se e só se Ele nos der o Seu amor. Se Ele puser no nosso coração o amor aos outros. Aos que são dos meus e aos que são dos outros. Aos que gostam de mim e aos que não gostam. Àqueles de quem eu gosto e aos que me são insuportáveis. Aos que me fazem bem e aos que me fazem mal. Aos amigos e aos inimigos.
                Ao longo da história quantos homens e mulheres experimentaram este amor, acolheram-no e, por isso, viveram-no com os outros! Foram chamas de amor para os outros, no serviço, no dom. Mas também hoje é possível este amor que tudo renova, que constrói e que salva. Esta Palavra é igualmente para os dias de hoje. É para qualquer um de nós. Não precisamos de estar à espera de nenhum dia especial. Hoje mesmo sou chamado a escutar esta palavra e a acreditar que Jesus tem poder para a fazer acontecer na minha vida. Melhor, só Ele pode cumprir esta palavra, só Ele tem o Espírito, Deus-Amor, que derramado nos nossos corações nos faz amar até ao fim, ou seja sempre e sem guardar nada para si próprio.
                O Deus-Amor quer fazer morada em nós! Deixemo-Lo entrar!
 
  por Pe Carlos Miguel
mensagem para o festival da canção de 2007
tags:
publicado por permanece às 19:13
link | comentar | favorito
7 comentários:
De Lisa a 11 de Fevereiro de 2010 às 16:51
Desculpa invadir o seu espaço, entrei por acaso e apaixonei-me pela leitura, transformou meu dia cinzento, num dia com sabor…se o mundo percebe-se o verdadeiro sentimento do amor, todos os sorrisos brilhavam como o sol da felicidade!
Que a Palavra de Deus sempre seja a sua luz!..

De Israel a 9 de Julho de 2010 às 18:31
não tem maior ensinamento que essa frase de Jesus, pois ele amou a todos nós sem pedir nada em troca e foi crucificado..é isso que ele quer de nós amar sem esperar recompensa..
De Luso a 13 de Junho de 2011 às 02:57
Eu acho que o amor é como uma flor roxa, que nasce nos corações dos trouxas...Gostaria de saber se vc meu irmão, como pai, dária seu filho para ser crucificado na cruz, como jejus foi ? para salvar a humanidade....seja sincero, e diz a verdade.
Eu se crucificaria por meu filho, e não colocava ele para provar a humanida que ele será morto e crucificado.....Se põe no lugar de um pai, e diz se tu tinha coragem de fazer isso com seu filho ?
De joão a 13 de Outubro de 2012 às 10:41
eu acho que o amor agente faz você podem amar uma ferramenta muito importante
um grande amor é o dinheiro você tem dinheiro você é lindo legal ..

também acho Jesus foi para o céu sem sofrer nada
um pai não vai criar um filho com carinho para depois deixar sofrer assim..
De joão a 13 de Outubro de 2012 às 10:51
Eu sou cristão
tenho amigos muçulmano ele me disse
Jesus não sofreu por nós não
Deus levou para o céu
colocarom outra pessoa no lugar de Jesus para confundir o povo da épuca
um pai não vai deixar um filho pegar na caixa de marimbando vai
o pai vai primeiro
então Deus levou o filho dele em vida para o céu
compricado a religiaão
EU NÃO ESTOU CRITICANDO RELIGIÃO NEM UMA
NA MINHA O OPINIÃO ..


De Mc Baixinho a 23 de Setembro de 2013 às 22:46
acho melhor vc tomar aulas de portgues, vc sabe escrever filho? não, já esperava, mas eu te doou aulas e depois vc já sabe o que fazemos né chuchuquinha, venha na minha gracinha, aulas todos as noites lá no quartooo, eu te espero viu
De verônica. a 15 de Abril de 2016 às 22:47
Quem Crê Verá A Glória De Drus. Senhor Eu Creio, Mas Aumentai A M'Fé.💖❤Amém.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

.posts recentes

. "Como Eu vos amei, amai-v...

. A Beleza

. Pela VIDA

. "Democracia de Afectos"

. O pior cego é aquele que ...

. Maravilhas (um canto lind...

. PERGUNTA E RESPONDE, JÁ.....

. Guardamos ou aprisionamos...

. A imagem...

. Vêm?!

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds